Apostando na Neuroplasticidade

MEU PRIMEIRO SEMESTRE ESCOLAR NA UFSC (2012)

Estou matriculado no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esse é o meu primeiro semestre...  Como vocês poderão ver, não é moleza não. Eu brinco com as profes e meus amigos, lancho, escuto historinhas, faço educação física, eu canto, faço grandes passeios, pinto, sujo as minhas roupinhas, rrrssssss. No final da manhã eu estou exausto.
Abaixo vocês terão uma pequena ideia do quanto minha rotina é puxada. Minha mamãe e meu papai me dizem que eu estou desenvolvendo bem minhas habilidades.


A prô Ingrid me dando o lanche - uma laranja orgânica
















FISIO, FONO, ESTIMULAÇÃO...
ATÉ OS DOIS ANOS DE IDADE




Logo que diagnosticado com paralisia cerebral (setembro de 2010), iniciei uma série de mudanças de hábito, envolvendo posturas mais cômodas, por exemplo. Aqui eu estou confortavelmente deitado em uma calça (da dinda) preenchida por espuma pela vovó Mary.


Essa calça era disputadíssima, pois era muito confortável, mas eu é quem usava para um monte de atividades. Aqui estou eu prestando uma atenção na mamãe e nos meus amiguinhos que não lavam o pé.


E por falar na calça da dinda, aí está minha dinda brincando comigo, e eu por cima da calça.

No natal de 2010 eu ganhei o Upa Upa do Gugu. Todos se divertiram com meu entusiasmo. A dinda ficou bem feliz com a minha festa em cima do cavalinho. Esse brinquedinho ainda está sendo usado para meu treinamento de equilíbrio.

Na APAE (dezembro de 2010) eu também montava um cavalinho bem engraçado.

Quando frequentei a APAE uma tia TO confeccionou uma cadeirinha bem legal para que eu pudesse sentar melhor e firmar meu tronco. Aí pude perceber que todo menino tem o direito de aproveitar a praia.

Em minha visita a AACD (Moca, São Paulo) conheci esta cadeirinha bem legal. Então papai comprou por importação. Essa cadeirinha me possibilitou firmar melhor o tronco e melhorar minha qualidade de vida. Como vocês podem verificar, eu estou treinando minha firmeza de tronco na Praia dos Ingleses. Estou curtindo até hoje esta cadeirinha.


Recomendo a Praia dos Ingleses para estimular qualquer criança (e adulto também)

Essa cadeirinha me proporcionou, e ainda me proporciona, momentos de muito prazer - meus pais chamam isso de estimulação.
Eu curto isso!








Boa essa coisa de estimulação...

Eu tenho me reparado mais. Estou percebendo minha existência. Isso é amadurecimento de meu "cerebrito".

Eu não gosto muito da cuna, mas meus pais tentam fazer com que fique menos chato ficar de bruços.


Minha principal estimuladora está sempre disposta... Mais uma vez estou de bruços (isso me irrita).

Ganhei essa mesinha e cadeirinha de um paciente da tia Ediane. Aqui eu brinco e assisto o Cocoricó.

Com a minha querida tia 'Nene', eu brinco e me divirto nas sessões de fisioterapia.

Com aromas, cores e músicas eu vou realizando meu balé. Assim eu vou desenvolvendo meu tronquinho, equilíbrio, braços e pernas.

A tia Maeve colore os meus dias som seu amor: luvas de guisos e milhões de invenções divertidas para me alegrar


A gente se diverte muito e os movimentos da minha boquinha vão ficando cada vez melhor

Nosso encontro é sempre uma festa, ela nunca termina de me surpreender com os brinquedos que saem da sua bolsa.

E eu vou deixando ela fazer tudo que quer

Esse estabilizador não me agrada muito não, mas é preciso ficar só alguns minutos aqui.


Aqui estou testando as informações selecionadas a milhões de anos para que eu, um Homo sapiens, possa sobreviver como um bípede, catador de frutas e caçador. Meu fisioterapeuta está provocando meu equilíbrio para que eu permaneça de pé e, logo, possa correr atrás da caça.











De menos